Hidratação e Nutrição

A hidratação da pele é o mais importante dos cuidados que devemos ter com a pele.

Quando saudável e hidratada, a pele apresenta um aspecto brilhante e de plasticidade.

Uma pele desidratada perde suas propriedades biomecânicas, biológicas e sobretudo estéticas, pois o seu aspecto torna-se opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência a descamação.

São os níveis de água na pele que permitem combater ou atrasar, a maioria dos processos fisiológicos que a enfraquecem: degradação do colágeno (provoca as rugas), diminuição da elastina (perda de elasticidade), da matriz da derme (perda de firmeza) e da regeneração celular (conduz ao aparecimento das manchas).

A desidratação da pele pode ser evitada diminuindo-se ou evitando-se as agressões externas ou utilizando produtos que corrigem e restabelecem o equilíbrio biológico.

Com o envelhecimento, a pele perde a capacidade de reter água e, consequentemente, vai tornando-se desidratada.

Por isso, é muito importante o uso de agentes hidratantes para compensar a perda da hidratação natural da pele.

A nutrição é a utilização de alimentos enriquecidos de vitaminas, minerais e fitonutrientes, com o objetivo de suplementar a alimentação da pele. Para isto devem ser utilizadas substâncias vitais para a homeostasia da pele, que sejam eficazes para reparar os mecanismos de defesa, assim como para recarregá-la. Os cremes enriquecidos com extratos vegetais e fitonutrientes auxiliam na nutrição e aumentam a resistência, a firmeza e a flexibilidade da pele, retardando seu envelhecimento.

A umidade é o elemento mais crítico da saúde da pele. A água, que provém das camadas inferiores da epiderme, hipoderme e derme, hidrata toda a pele, mantendo sua hidratação através do manto hidrolipídico, protegendo-a contra a evaporação excessiva de água e permitindo à pele lutar contra umidificação ou ressecamento.

Uma pele hidratada tem maciez, elasticidade e suavidade, características relacionadas ao teor de umidade da pele.

Um dos fatores que determinam a diminuição do teor da umidade é o envelhecimento das fibras proteicas de colágeno e elastina, assim como a irrigação sangüínea alterada. O volume hídrico da hipoderme forma um “colchão”, que tem o papel de amortecedor para as contrações musculares, atenuadas pela massa líquida conservada pela hidratação.

Se não se manter um bom nível de umidade na pele, podemos observar que os nutrientes não são absorvidos pela pele; os resíduos metabólicos e os radicais livres gerados não são eliminados.
Perde-se a elasticidade , e a força tensora que puxa a pele e ocasiona rachaduras, rugas, estrias e flacidez. Diminui a capacidade de renovação, através do colágeno, visto que as moléculas estruturais exigem mais nutrientes, oxigênio e umidade.

O oxigênio é retirado do sangue e levado para as células da pele através da umidade; sua falta prejudica este processo. O dióxido de carbono (CO2) é gerado como subproduto do metabolismo da pele. A remoção do CO2 requer a presença da umidade para transferi-lo ao sangue e eliminá-lo.

A pele é composta por três camadas: a epiderme, ou camada da superfície, onde os cremes e loções atuam; a derme, ou camada de suporte da pele, e a hipoderme, que contém principalmente o tecido conjuntivo e gordura.

Normalmente em torno dos trinta anos a pele começa a mostrar os sinais do tempo, porque já houve um decréscimo nas proteínas que formam as fibras de colágeno e elastina, na estrutura e suporte da pele, a derme.

A pele não consegue mais reter a umidade eficientemente e começa a perder elasticidade. O resultado é que a epiderme, ou a camada da superfície, se torna seca e desenvolve linhas finas e rugas.

Toda essa mudança provoca a redução do fluxo de sangue pelos vasos e leva a uma menor capacidade de retenção de água pelas células. Sem a mesma irrigação e hidratação a pele fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com maior rapidez. Pessoas com pele seca estão em luta constante contra afecções, rachaduras e estrias na pele, devido à facilidade de formar microfissuras.

Marque uma consulta com nossa especialista.

Se quiser agendar ou ter mais informações, entre em contato clicando aqui.

Trackback from your site.

Deixe seu comentário

Sobre Nós

Há 20 anos no bairro, iniciamos um trabalho que ano a ano vem superando as expectativas.
Com ambiente familiar, zelamos o bem estar dos frequentadores e possuímos uma equipe qualificada.
Localizado em um local de fácil acesso, estamos prontos a atendê-los.

Horário

Terça a Sábado
9:00 - 20:00

Contato

Av Sapopemba, 3597 - Vila Santa Clara - São Paulo - SP

+55 11 29106390

Whatsapp 11 980671219

contato@salaosaintclaire.com.br

www.salaosaintclaire.com.br